Quais são as tendências de moradia?
Pesquisas recentes mostram que 1 a cada 3 brasileiros tem expectativa de mudar de casa até 2024 e 42% pretendem comprar um imóvel nos próximos 3 meses.
Devido a isso, podemos observar que há um cenário positivo para os próximos anos no setor imobiliário.
Quando o assunto é localização, 7 em cada 10 pessoas pretendem mudar para outro imóvel na cidade mesmo em que moram e 3 em cada 10 pretendem mudar para outra cidade ou estado.
Mas qual seria o imóvel dos sonhos?
Quais os principais atributos que não podem faltar no seu lar?
Essas perguntas são muito pessoais, e as respostas vão variar de acordo com cada família.
A verdade é que investir no mercado imobiliário vale muito a pena, principalmente em épocas de crise, quando a inflação é alta, pois é um jeito de se proteger contra ela.
Na compra ou na venda, o INCC reajusta os valores, e na locação, os trâmites são realizados pautados no IGP-M.
Comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos e o motivo foi a pandemia. Muitas pessoas agora estão trabalhando em casa, e isso mudou o perfil dos compradores, vendedores e investidores em imóveis também.
Com as pessoas em casa, muitos viram a oportunidade de melhorar seus imóveis, o que favoreceu a melhora no preço da venda.
Inclusive algumas incorporadoras têm investido em imóveis de médio e alto padrão com escritório para home office.
Tecnologia
Outra questão fundamental que faz com que o preço dos imóveis aumente ao longo dos anos é a tecnologia, presente na construção dos imóveis.
Com as casas se tornando cada vez mais inteligentes e otimizadas para o dia a dia, o mercado imobiliário hoje é inteligente.
As casas estão com materiais mais sofisticados, de alta durabilidade e eficiência energética, o que torna a moradia mais cômoda, e ECO (ecologicamente correta).
Volta a cidade
Muita gente, durante a pandemia, trocou a vida nas grandes cidades pela possibilidade de morar mais perto da natureza, em cidades do interior ou do litoral
Mas com a retomada do trabalho nos escritórios, ainda que parcial, vem ocorrendo um movimento de volta aos grandes centros em busca de mais praticidade, no dia a dia, e de maior número de opções de cultura e lazer, além de escolas de referência para as crianças.
Isso também reflete na demanda por moradias para compra e aluguel.
A melhor opção para quem quer experimentar lugares e formas de morar diferente é a locação, por ser mais flexível e simples do que a compra de um imóvel, principalmente quando uma mudança repentina se faz necessária.
De qualquer forma, o processo de compra e venda de imóveis está bem mais rápido, os processos que antes levavam semanas, já podem ser realizados em poucos dias ou horas.